Aprenda a escolher a BIKE certa

O desempenho perfeito da sua bicicleta também depende do seu ajuste nela. Assim como você escolhe um bom tênis para correr uma maratona, você deve se preocupar com a escolha certa da sua bicicleta, mais especificamente do quadro da sua bike.

O que determina o tamanho do quadro ideal para um ciclista é a altura de seu cavalo. A estatura de um ciclista não é o determinante na escolha do quadro, visto que o comprimento das pernas varia de um ciclista para outro.

Para saber o tamanho de um quadro, você pode:

– verificar o adesivo fixado no tubo vertical da bicicleta;

– medir, na Bike Speed, com uma fita métrica o tamanho do tubo vertical desde o centro do eixo do movimento central até o centro da intersecção do tubo vertical com o horizontal.

– em  Mountain Bikes, o procedimento é o mesmo com a diferença que você mede desde o centro do eixo do movimento central até o topo externo do tubo horizontal. 

Veja mais detalhadamente abaixo:

Bikes Speed

Ao escolher uma Bike Speed, faça o seguinte:

Vista sua bermuda de ciclista, fique descalço e com as pernas ligeiramente afastadas. Encoste-se em uma parede, faça uma marca com um lápis da altura do seu cavalo na parede e meça a altura com uma fita métrica. 

O valor encontrado será o tamanho aproximado do quadro ideal para o ciclista. Ex.: Um ciclista que tem o cavalo na altura de 83 cm, deverá se adaptar melhor ao quadro de tamanho 54, já que 83 X 0,65 = ~54. 

Como no Brasil é difícil de se encontrar quadros com numeração ímpar, o jeito é adquirir um tamanho de quadro aproximado. Tamanho arredondado para menor: uma bike mais ágil e esperta. Valor arredondado para maior: bike mais confortável e estável. Essa última é ideal para os cicloturistas.

Se estiver em dúvida quanto ao tamanho, rode na bike de algum amigo que tenha o quadro do tamanho que você pretende adquirir. Quadros menores são mais ágeis e leves. Quadros maiores são mais estáveis e confortáveis em pavimentos imperfeitos.

Mountain bikes

A regra acima não se aplica às Mountain Bikes. O tamanho do quadro é geralmente em polegadas (medida americana) e os quadros desses modelos são menores que os de Speed para terem mais agilidade nas trilhas.

Portanto, aqui vai uma dica básica: encontre a altura do seu cavalo, transforme em polegadas e então subtraia 14. Pronto! O resultado é o tamanho do quadro para Mountain Bike.

Exemplo: 83cm : 2,54 = 32,67 polegadas. Subtraindo 14 de 32,67 temos o valor 18,67 polegadas. O quadro a ser escolhido, seria então um de 18.5.

Nova numeração

Já está disponível no mercado bicicletas que têm a numeração S, M, L, XL (como em camisetas) em vez da numeração em polegadas ou centímetros.No Brasil, a maioria das bicicletas nacionais (leia-se Caloi e Sundown) são produzidas no tamanho intermediário (17 ou 18) para satisfazer à maioria da estatura de nossa população. Certifique-se do tamanho que você necessita para não comprar um quadro que não é adequado a você.

Por isso, é importante que você adquira sua bike em lojas especializadas, onde pode encontrar profissionais antenados com as medidas e que podem lhe ajudar a escolher a bicicleta certa para você. 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Precisa de Ajuda? Mande um whatsapp!

    Comprar por departamento